assunto-informacao

Cisterna-calçadão

Tecnologias sociais são iniciativas chave para o programa Água Brasil. À medida que nossos técnicos atuam pelo país, estamos listando diversas tecnologias para conhecimento de nossos leitores aqui no blog.

A tecnologia deste post é a cisterna-calçadão, voltada para a região do semi-árido. Essa técnica capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 m², construído sobre o solo. Com essa área do calçadão, 300 mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros. Por meio de canos, a chuva que cai no calçadão escoa para a cisterna, construída na parte mais baixa do terreno e próxima à área de produção.

O calçadão também é usado para secagem de alguns grãos como feijão, milho e raspa de mandioca. A água captada é utilizada para irrigar quintais produtivos, plantar fruteiras, hortaliças e plantas medicinais e para criação de animais.

Confira abaixo o processo de construção de uma cisterna-calçadão:

Fonte: http://www.blogaguabrasil.org.br/agua/cisterna-calcadao-um-bom-plano-para-o-futuro/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>